Nossa Cidade



 A PRINCESINHA DO SERTÃO

O município de Poço de José Moura, acha-se localizado no Alto Sertão da Paraíba numa distância de 540 km da Capital do Estado, João Pessoa.
No solo deste município, segundo informações colhida dos mais antigos habitantes; a primeira pessoa a pisar sobre esta terra foi o senhor Gonçalo de Moura (origem da família Moura), isto acontecendo no ano de 1825. Este era vaqueiro de Dona Tomásia de Aquino, solteirona, residente na cidade de Icó, no vizinho Estado do Ceará, cujas terras as margens direita do Rio do Peixe lhe pertenciam.
Com a seca do ano de 1825, sua patroa mandou que o vaqueiro Gonçalo de moura, procurasse entre aquelas terras um lugar onde pudesse escapar parte do seu rebanho, já bastante sofrido por causa da seca de 1824.
Partiu o vaqueiro a procura dos recursos para o rebanho, quando pousou próximo a um local onde existia uma fonte de água que no meio daquele terreno seco surgia chamado atenção, um porção de capim bem verde aparentando formato de um poço de onde jorrava água; local onde atualmente temos a velha e conhecida cacimba do gado. Desta pousada daquele vaqueiro surgiu então essa denominação de Poço, para a localidade.
Com o passar dos anos o lugar começou a ser habitado a ponto de ser tornar um povoado. Em seguida foram construindo: casas residências, prédios comerciais, escola, Igreja, etc. Aos poucos foi crescendo e se desenvolvendo contando com a participação de José de Moura, que com o dom de curar que lhe foi dado por Deus e São Geraldo, que contribuiu para que o povoado fosse conhecido e visitado por multidões dos mais variados lugares do Brasil, passando a ser um lugar de romaria, onde diariamente vinham: Pau de Arara, caminhão, carro, cavalo com pessoas e pedestre com a finalidade de expor os seus problemas a procura de soluções.
O lugar era simples e humilde, porém possuía uma bela Igreja na qual era instalado o serviço de Alto Falante - Difusora São Geraldo a única via de comunicação local e também servia para exibir uma programação de músicas variadas todas as noites, alegrando assim a população.

  CULTURA

A cidade de Poço de José de Moura é identificada como um centro de discussão, incentivo e produção da cultura popular, quer na área artística, quer na área místico religiosa pelo grande número de artistas e produtores do saber popular e pela própria história de fundação da cidade em torno do misticismo do seu fundador. As práticas artísticas culturais, que constituem o diferencial deste município e da região polarizada pelo mesmo, estão enraizadas nas tradições populares.

GRUPO PISADA DO SERTÃO






Assista reportagens sobre nossa cidade: 




 

GRUPO DE REISADO ZÉ DE MOURA 90 ANOS DE HISTÓRIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário